Skincare: conheça os 3 passos essenciais

Você sabe o que significa skincare? Já ouviu falar no termo, mas ficou confusa e perdida, sem saber por onde começar? Calma, eu te entendo! Pensando nisso, preparei este post completo sobre skincare para iniciantes que vai te salvar! Vamos lá?  

Aqui nesse você vai encontrar:

  • o que é o skincare
  • para que serve
  • qual o passo a passo de uma rotina de skincare
  • como montar uma rotina de skincare
  • quais os benefícios

Como eu já falei no primeiro post, o meu objetivo com esse blog é ensinar as pessoas a cuidarem mais de si mesmas, seja da sua pele, beleza, cabelo ou unhas. Então, como uma boa amante de maquiagem, eu aprendi que para ter uma maquiagem impecável, o primeiro passo é cuidar da pele, ou seja, ter uma boa rotina de skincare!

O que é skincare? 

Skincare é um termo derivado do inglês, que pode ser traduzido para o português como “cuidados com a pele”. Ou seja, é uma sequência de produtos que utilizamos diariamente na nossa face para mantê-la bonita, hidratada e ajudar a  prevenir o envelhecimento precoce, entre outras coisas. Isso é o que chamamos de rotina de skincare.

Mas, antes de começar a comprar um monte de produto por aí, existe um passo muito importante para que o skincare realmente “mostre resultados e melhorias”! Esse passo é: saber qual é o seu tipo de pele. Para isso, é importantíssimo que você consulte um dermatologista, ok? Com a ajuda de um profissional, você vai descobrir se sua pele é normal, oleosa, mista ou seca. 

Confira aqui como saber seu tipo de pele!

Não adianta de nada ter vários produtos, se eles não forem adequados para o seu tipo de pele, porque pode acontecer o famoso “efeito rebote”. Isso acontece quando usamos produtos inadequados, com uma fórmula que não é tão legal para a pele e isso causa o efeito contrário ao que desejamos. Por isso, é importante sempre investir em produtos específicos para o seu tipo de pele.

Quando eu não entendia muito bem sobre o assunto, o meu sonho de consumo era aquele sabonete facial verdinho da Vichy chamado Normaderm Phytosolution, sabe qual é? Porém, descobri que ele é indicado para pele oleosa e acneica e a minha é normal, então não daria certo para mim!

Somente após descobrir o seu tipo de pele, você irá comprar produtos que sejam recomendados para ela. Inclusive, cada tipo de pele exige diferentes cuidados. Por exemplo, uma pele seca vai exigir de uma hidratação mais intensa, já as pessoas de pele oleosa devem limpar e tonificar muito bem para controlar a oleosidade.

Para que serve?

Sabe aquela pele de pêssego, bonita, hidratada e com viço? Então, o skincare serve para isso! Com uma rotina de cuidados adequada, você consegue esse resultado tão desejado por todas nós.

Além disso, esses produtinhos ajudam a combater o envelhecimento precoce, mantém a pele saudável, hidratada, e com viço. E se você acha que é só isso, está muito enganada, com uma rotina de skincare conseguimos melhorar a aparência de linhas finas, rugas, eliminar manchas e espinhas do nosso rosto.

Parece até sonho tudo isso, não é? Mas, para ter resultados reais é super importante fazer essa rotina todos os dias pela manhã e a noite. Então, crie esse compromisso com você e xô preguiça, combinado?

No próximo tópico eu vou te contar qual é o passo a passo dessa rotina e quais produtos necessários! Vamos lá?

Qual a ordem dos produtos de skincare?

Agora que já entendemos o que é skincare, qual seu tipo de pele e para que serve, você deve estar se perguntando quais são os passos essenciais e os produtos né? Então, chegou a hora de finalmente entender como criar a sua rotina básica de skincare. Já anota esse passo a passo pra já incluir na sua rotina!

Uma rotina básica de skincare é composta por 3 passos essenciais, que são eles: limpeza, hidratação e proteção. É claro que existem muitos outros passos que podem ser incluídos na rotina, mas esse vai ser o assunto para outro post! Como já mencionei antes, cada tipo de pele vai exigir diferentes cuidados, mas esses três vale para todas ok?

Imagem: Freepik

1. Limpeza

O primeiro passo, obviamente, é lavar o rosto. O recomendado é que se faça esse passo pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. Quando limpamos nosso rosto, eliminamos toda a sujeira, poluição, oleosidade e resquícios de maquiagem, e dessa forma evitamos que os poros fiquem entupidos, sendo isso, um dos causadores de espinhas e cravos.

Existem vários produtos no mercado que servem para fazer a limpeza do rosto. Os mais comuns são: sabonete facial líquido, gel de limpeza e sabonete em mousse. Além disso, temos também produtos que complementam a limpeza da pele, que são: água micelar, tônico, lenço facial e demaquilante. Sendo esse último usado apenas para remover a maquiagem.

Antes de avançarmos para o próximo passo, quero deixar claro que é imprescindível usar um sabonete específico para o rosto, pois ele tem um pH diferente do restante do nosso corpo e é mais delicado também. O sabonete facial é capaz de limpar a pele suavemente, remover o excesso de oleosidade sem ressecar!

Com o rosto limpo, podemos seguir para os próximos passos.

2. Hidratação

Esse também é um passo muito importante que influencia diretamente no acabamento e duração da sua maquiagem. Quando a pele não está hidratada, a base e corretivo por exemplo irão ficar com um aspecto feio e craquelado. Confira as dicas a seguir para você ter uma pele bonita e hidratada!

Além de deixar um acabamento feio na maquiagem, uma pele desidratada é sinônimo de pele sem viço, ressecada, e ainda favorece o surgimento de linhas finas e evidencia as que já existem, e ninguém quer isso né? Então, para evitar isso inclua a hidratação facial na sua rotina hoje mesmo!

Assim como é recomendado lavar o rosto duas vezes ao dia, também é legal hidratar o rosto tanto pela manhã quanto antes de dormir. Inclusive, dependendo do seu tipo de pele e gosto, você pode optar por um hidratante mais leve, um sérum ou gel hidratante pela manhã e a noite aplicar um mais grossinho. Ah, que fique claro que a espessura do produto não tem nada a ver com o quão hidratante/potente ele é, viu?

A hidratação que é a responsável por deixar a pele macia, bonita, luminosa, com viço, protegida contra os radicais livres, e o melhor de tudo é que ela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, reduz manchas, linhas de expressão e rugas, claro dependendo do produto. Não faltam motivos para apostar em um bom hidratante, né?

Muitas pessoas que tem a pele oleosa pulam essa etapa, por medo da pele ficar ainda mais oleosa, ou acreditar que não precisam disso, mas a verdade é que toda pele precisa de hidratação! Inclusive, com uma hidratação correta, é possível “controlar” melhor a oleosidade.

Então, pessoal da pele oleosa, a minha dica é investir em um hidratante mais leve, como em gel ou sérum. Não tenham medo desse passo!

3. Proteção

Chegamos ao último passo e um dos mais importantes: o protetor solar!

Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizado em dezembro de 2020, aponta que mais de 60% da população brasileira não aplica protetor solar em seu dia a dia. Você se encaixa nessa porcentagem?

Pois é, um dado alarmante, visto que a excessiva exposição aos raios solares, é um dos causadores do câncer de pele.

Muitas pessoas acham que não é necessário aplicar o protetor solar se não irão se expor ao sol, mas a verdade é que o uso dele é indispensável, faça chuva, faça sol, ou até mesmo se você for ficar só em casa. Dermatologistas recomendam aplicar protetor solar com FPS igual ou acima de 30, todos os dias, já as pessoas que tem a pele muito clara e/ou que tem histórico de câncer de pele na família devem investir em protetor solar com FPS 60.

Por que é tão importante usar filtro solar? Bom, são muitos os motivos, mas em primeiro lugar é que ele previne o câncer de pele, como mencionei acima. Assim como nos passos anteriores, esse também vai ajudar a combater o envelhecimento precoce, pois os raios solares podem causar danos as fibras de colágeno, deixando a pele com um aspecto mais velha do que é.

Outras consequências da exposição solar e dos raios UVA e UVB são: o surgimento de manchas, pintas, sardas, queimaduras, linhas finas, rugas, e inclusive deixa a pele ressecada e desidratada. Então, se você deseja manter sua pele bonita, saudável e jovem, em hipótese alguma, pule esse passo!

Esses são os 3 passos essenciais que você deve ter na sua rotina de skincare, mas lembrando que existem outros que complementam o cuidado com a pele, que também vai variar da sua necessidade. Em breve eu trago um conteúdo falando sobre esses passos e muito mais!

Espero que você tenha gostado e aprendido um pouco mais sobre skincare e se ficou alguma dúvida, pode deixar nos comentários aqui embaixo que eu vou adorar responder!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *